‘Mute’: 2ª fase de operação termina com apreensão de 58 celulares, armas e drogas no Iapen
Foi divulgado neste sábado, 16, o balanço da segunda fase da operação “Mute” deflagrada no Amapá para retirada de celulares em poder de detentos dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
A ação é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais em parceria com o Governo do Estado e visa combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência no país.
A segunda fase da “Mute” iniciou no dia 11 e encerrou no dia 15 de dezembro com ações de revistas em pavilhões e celas da penitenciária.
Foram apreendidos 58 aparelhos celulares, 2 armas de fogo, 67 munições e 160 porções de entorpecentes, a maioria do material foi encontrada no pavilhão conhecido como “cadeião”. Na primeira fase, foram 102 celulares retirados do sistema prisional.
O trabalho aconteceu simultaneamente em 58 unidades prisionais do país. No Amapá, a operação contou com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) e do Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar.
“Temos certeza que grande parte das atividades criminosas se iniciava dentro do Iapen. Crimes de homicídios, estelionatos, muitos saíram de lá. Então, isolamos alguns presos, que já estavam no regime fechado, levamos para nova unidade [José Eder] e conseguimos reduzir o número de homicídios e roubos”, disse Marko Scaliso, secretário em exercício de Justiça e Segurança Pública.
Segundo o diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes, o próximo passo é intensificar as investigações para saber como os materiais ilícitos entram no presídio, realizar perícia dos aparelhos apreendidos, geralmente oriundos de roubos e furtos, e entregá-los aos seus verdadeiros donos.
“investimento em infraestrutura, na capacitação dos servidores e revisão de procedimentos de entrada de pessoas e materiais. Essas são as medidas que pretendemos reforçar ainda mais para estancar essas entradas de ilícitos dentro do sistema prisional”, destacou o diretor.
Fotos: Iapen/divulgação