Hemoap faz apelo por doações para reforçar estoques neste fim de ano
Com a chegada das festas de fim de ano, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) busca se preparar para reforçar o estoque de sangue e, em tom de apelo, pede apoio de voluntários para doação espontânea.
A instituição informou que os tipos sanguíneos O +, O – e A + estão com estoques críticos. A média mínima para abastecer os hospitais de todo estado é de 80 doações por dia, e atualmente, a unidade registra apenas cerca de 65 doações diárias.
De acordo com o diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage, nesse período do ano as doações de sangue costumam a cair por conta do período de férias escolares.
“É um trabalho que não depende apenas de nós, mas principalmente dos doadores que mantêm o Hemoap abastecido. Importante criarmos o hábito da doação de sangue o ano inteiro. É um ato de cuidado ao próximo”, destacou.
Quem pode doar
- É necessário estar em boas condições de saúde
- Pesar acima de 50 kg
- Ter idade entre 16 e 69 anos
- Não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias
No dia da doação, é necessário levar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência ou cartão do SUS.
Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis.
O Hemoap fica na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá. A unidade funciona das 7h30 às 12h30 e as doações podem ser por comparecimento espontâneo ou solicitadas através de agendamento via WhatsApp pelo número (96) 98811 0200.
Foto: Gabriel Maciel/Sesa