‘Mute’: Amapá integra 2ª fase de operação que busca retirar celulares de presídios
O Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciou, nesta segunda-feira, 11, a segunda fase da operação “Mute” criada para localizar e retirar celulares em poder de detentos, com ações de revistas em pavilhões e celas de presídios.
O objetivo da ação é combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência no país. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e no Amapá tem apoio do Governo.
Na manhã desta segunda, policiais penais vasculharam celas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) e apreenderam celulares, carregadores, drogas, armas e outros materiais ilícitos.
O balanço do primeiro dia da ação será apresentado nesta terça-feira, 12, às 9h, por representantes da secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), da secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen/MJ) e do lapen. A segunda fase da Mute segue até o dia 15 de dezembro.
A primeira etapa ocorreu de 16 a 27 de outubro deste ano com revista geral em 68 penitenciárias de 26 estados, resultando na apreensão de 1.166 celulares, um revólver, armas brancas e substâncias análogas a entorpecentes.
Fotos: Arquivo/Sejusp