Governo federal vai enviar agentes da Força Nacional para ajudar no combate às queimadas no AP
O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai enviar 48 agentes da Força Nacional ao Amapá para ajudar no combate aos incêndios florestais. A ajuda federal foi pedida pelo governador Clécio Luís ao governo federal . Os agentes devem chegar na próxima semana.
Também foi garantido o envio de equipamentos como picapes de combate a incêndios, motobombas, sopradores que empregam contenção especialmente sobre a linha de fogo, além de mochilas que auxiliam a resfriar áreas que já tiveram o primeiro combate à incêndio. O material começa a sair de Brasília neste domingo, 26.
“Agora ganhamos mais esse reforço para essa reta final da estiagem que deve se estender por mais um mês. Teremos apoio de homens, de viaturas, de equipamento, de logística, para enfrentarmos os incêndios e a pior qualidade do ar já identificada no Amapá, que geram consequências na agricultura, na piscicultura, na pesca, mas principalmente na saúde das pessoas”, destacou o governador Clécio Luís.
Em cem dias da operação “Amapá Verde”, 719 incêndios florestais já foram combatidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros. As ações vão seguir até o dia 21 de dezembro. São ao todo 600 militares atuando nas áreas urbanas e rurais do estado.
Foto de capa: Maksuel Martins/GEA