Governo do AP amplia decreto de situação de emergência para todo o estado por causa da intensa estiagem
O governo do Amapá ampliou o decreto de situação de emergência para todos os 16 municípios do estado por causa da intensidade do clima seco e da estiagem, impactada pelo fenômeno El Niño.
A medida foi adotada para garantir assistência à população das regiões mais afetadas, como os cerca de 13 mil pescadores.
O decreto foi assinado pelo governador em exercício, Teles Júnior, na quarta-feira, 22. O pedido de reconhecimento da situação foi enviado ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
“Com a estiagem, só as grandes embarcações conseguem chegar ao alto-mar, mas os pescadores artesanais, de sobrevivência, não conseguem. O setor pesqueiro é muito importante no nosso estado. Aguardamos agora o apoio do governo federal ampliando os recursos que nos possibilita chegar a todos os municípios”, destacou a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel.
Com auxílio do Governo Federal, o Amapá consegue realizar ações de ajuda humanitária, entre elas, envio de técnicos, água e alimentos para as regiões impactadas pela seca.
“Dados da Federação de Pescadores indicam que 13 mil trabalhadores foram afetados diretamente com a estiagem e com a impossibilidade da pesca, esses municípios foram incluídos no decreto, e, dessa forma, o Estado pode agilizar as ações de apoio às famílias atingidas por esse desastre”, disse o comandante da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, Alexandre Veríssimo.
Poluição do ar
Por conta dos altos índices de contaminação do ar por incidência das fumaças das queimadas e incêndios florestais, o governo do estado recomendou nesta quinta-feira, 23, o uso de máscaras de proteção em ambientes ao ar livre, principalmente por grupos com problemas respiratórios ou cardíacos como crianças e idosos.
A medida foi tomada após relatório do Comitê de Crise de Eventos Hidrológicos e Mudanças Climáticas, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), apontar que oito municípios estão com a qualidade do ar afetada, representando perigo para a saúde da população.
“Enfrentamos uma situação crítica em Macapá e nos municípios de Mazagão, Santana, Itaubal, Cutias, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Amapá, onde a população tem sentido um aumento significativo de fumaça nos últimos dias. É imprescindível o uso de máscaras neste momento, para cuidarmos da nossa saúde”, destacou o governador Clécio Luís.
Fotos: Maksuel Martins/GEA