Acordo de cooperação entre Amapá e Região de Marche para criação de novos mercados ganha destaque na imprensa italiana
O presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), Josiel Alcolumbre, e a superintendente Alcilene Cavalcante, acompanhados do vice-governador do Estado, Antônio Teles Júnior, do deputado federal Dorinaldo Malafaia, representante oficial do parlamento brasileiro, e da diretora de operações do Senai, Alyne Vieira, lideraram a missão na Itália, realizada no período de 3 a 11 de novembro.
A delegação, coordenada pelo Sebrae, foi recebida pelo presidente da Região de Marche, Francesco Acquaroli. Durante a missão, foi assinado um acordo de cooperação com o Centro Tecnológico para o setor de Madeira e Móveis (Cosmob), que concederá ao Sebrae meios para a transferência tecnológica e capacitação das empresas amapaenses. A parceria incluiu serviços tecnológicos nas áreas de qualidade, inovação, design, melhoria do processo produtivo e das competências técnicas e profissionais.
Francesco Acquaroli qualificou o acordo como meio de promover desenvolvimento econômico das duas regiões.
“Estamos contentes por ter feito o acordo, pois conhecemos uma realidade similar que pode abrir um mercado para as nossas empresas, mas principalmente, queremos crescer uma economia baseada no intercâmbio, no crescimento, desenvolvimento e na sustentabilidade. No âmbito comercial, nós queremos garantir acesso para que as empresas possam se conhecer e entender quais estratégias devem estudar e aplicar”, relatou.
A Agenzia ANSA e o Correire Adriatico destacaram a importância do acordo.
O Conselheiro de Desenvolvimento Econômico na Itália, Andréa Maria Antonini, em declaração para a Agenzia ANSA, ressaltou a satisfação da cooperação e das diversas possibilidades de negócio com o Amapá.
“Estou muito satisfeito por assinar este acordo, pois significa criar condições para a abertura de novos mercados, trocando experiências com o nosso tecido produtivo e educativo e, portanto, desenvolvendo relações culturais e comerciais através de intituições de alta competência com o Cosmob, Câmara de Comércio de Marche, e a Universidade. Nosso sistema produtivo é conhecido mundialmente pela grande qualidade que consegue expressar, seja no mobiliário, no Design, na manufatura, na mecânica, na área da moda com os grandes nomes do cenário mundial ou na alimentação e excelência em vinhos”, destacou.
O Sebrae e outras entidades como universidades, institutos tecnológicos e governos irão formar uma rede de parceiros na Itália e no Brasil para ajudar a desenvolver as cadeias produtivas e as micro e pequenas empresas. À princípio serão as do setor de madeira e móveis, e depois, as do setor de alimentos.
Também foram articulados outros desdobramentos com a Embaixada do Brasil na Itália para impulsionar o estado expondo seus produtos no cenário internacional em eventos institucionais estratégicos como a Noite do Chocolate Brasileiro, mostra Casa Brasil e arte indígena na Bienal de Veneza.
Fotos: Sebrae/Divulgação