Amapá adere ao Plano Amazônia de combate aos crimes ambientais na região
O Governo do Amapá aderiu ao Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), do Governo Federal, que tem como principal objetivo combater crimes na região, sobretudo, os ambientais.
A assinatura ocorreu durante o 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em Manaus, e contou com a participação do governador Clécio Luís.
“Com essa adesão feita junto ao Ministério de Justiça e Segurança, através do ministro Flávio Dino, o Estado vai conseguir adquirir equipamentos como helicópteros, viaturas e armamento. Além de deslocar pessoal para combater o crime na Amazônia. O enfoque maior são crimes ambientais como o desmatamento, mas o crime de uma maneira geral também será combatido com essa estrutura”, destacou Clécio Luís.
O Plano Amazônia tem previsão orçamentária de R$ 2 bi, com recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para investir na implantação de estruturas e compra de equipamentos para os estados.
No último dia 8, o Amapá recebeu, por meio da parceria, 8 viaturas, 5 para o Corpo de Bombeiros (CBM), incluindo um caminhão Autosocorro Plataforma destinado aos serviços de reboque e guincho, e 3 para a Polícia Militar (PM).
“Vários outros investimentos serão realizados por meio da adesão e que nos ajudarão a fortalecer o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, e garantir uma segurança pública mais eficiente no nosso estado”, afirmou José Neto, secretário de Segurança Pública.
Foto: Vinícius Trindade/GEA