AP registra 31,9% de ausentes no primeiro dia do Enem, aponta balanço do Inep
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou na noite deste domingo, 5, o balanço parcial do primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
De acordo com os dados, o Amapá registrou uma média de 31,9% de candidatos ausentes. Em todo estado, 28.815 pessoas se inscreveram para participar do exame. A média nacional de abstenções foi de 28,1%. Em 2022, a média registrada foi 28,3%.
A preliminar contempla os dados apurados até as 20h deste domingo e corresponde a 98,3% da coleta total. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados até o dia 24 de novembro.
No Amapá, as provas foram aplicadas em 8 municípios. Nesta 1ª etapa, os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação com o tema: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Entre as novidades da edição deste ano estão as provas coloridas e o cartão-resposta ampliado para pessoas com deficiência visual.
Ainda segundo o balanço do Inep, 4.293 candidatos foram eliminados por portar equipamento eletrônico, não atender orientações dos fiscais, utilizar impressos e ausentar-se antes do horário permitido (15h30).
A 2ª etapa do exame será aplicada no próximo domingo, 12 de novembro, com questões de ciências da natureza e matemática.
Foto: Inep/Reprodução