‘Amapá receberá total apoio do governo federal para reforçar combate às queimadas’, diz ministro Wellington Dias
Após decretar situação de emergência no sábado, 21, por conta da estiagem, o governo do Amapá vai receber ajuda do governo federal para combater as queimadas. Tartarugalzinho é um dos municípios mais atingidos pela seca.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, confirmou no domingo, 22, que a União dará total apoio ao estado para amenizar o impacto causado pelas queimadas. Segundo o ministro, ainda nesta segunda-feira, 23, serão adotadas providências junto à Caixa Econômica para a liberação dos recursos.
“A determinação do presidente Lula é total apoio para o povo atingido pela estiagem em Tartarugalzinho e onde mais precisar no Amapá!”, reforçou Dias.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º a 19 de outubro de 2023, o Amapá registrou mais de 10 mil focos de incêndio, enquanto no mesmo período de 2022 foram contabilizados 4,7 mil focos, uma variação de 113%.
“Infelizmente, os números de queimadas estão aumentando. As consequências afetam diretamente a saúde, a economia e o meio ambiente. Juntos, enfrentaremos os desafios e trabalharemos para um Amapá mais forte”, destacou o governador Clécio Luís.
O governo do estado repassou à prefeitura de Tartarugalzinho cestas básicas, kits de higiene, garrafões de água mineral, caixas d’água, combustível, cinco mil unidades de hipoclorito, além de carros-pipa para abastecimento das famílias e irrigação das plantações. Todo material recebido será distribuído pelo município às famílias afetadas, após realização de triagem.
Fotos: Maksuel Martins/GEA