Governo do AP e Comando Aéreo Regional discutem projeto de revitalização de base usada na 2ª Guerra Mundial

O Governo do Estado e o 1º Comando Aéreo Regional (Comar), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), iniciaram as tratativas para realizar a revitalização do Museu à Céu Aberto da Base Aérea que fica no município de Amapá.

O objetivo do projeto é valorizar e preservar a memória da aviação amapaense a partir das construções e estruturas da base que compõem o cenário histórico do Amapá.

A Base Aérea foi construída, em 1941, e usada pelos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial. Depois, o local foi transformado em museu.

Um encontro foi realizado na segunda-feira, 16, entre o governador Clécio Luís e o comandante do 1º Comar e presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, major-brigadeiro do ar, Raimundo Nogueira, que visitou o estado esta semana.

“Vamos juntos ver os meios jurídicos para tirar do papel esse projeto. Temos todo o interesse em resgatar a experiência da Base Aérea americana, que também é a história do Amapá”, comentou Clécio Luís.

Além da base aérea, o 1º Comar também sinalizou apoiar o estado em novos projetos e auxiliar na qualificação dos integrantes do Grupo Tático Aéreo (GTA).

“O governador e o Amapá podem contar conosco no sentido de garantir a segurança aérea e também de reforçar, em diferentes projetos, a importância da aviação para o estado e para a Amazônia”, afirmou o major-brigadeiro.

Fotos: Max Renê e Jhon Martins/Seinf