Enem 2023: Inep disponibiliza cartilha da redação para ajudar candidatos em preparação para prova
Faltando menos de um mês para o primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou a cartilha da redação, uma publicação tradicional no portal da instituição, que reúne todas as informações sobre a avaliação da prova, desde os critérios de correção, avaliadores, parâmetros básicos e competências.
O documento também traz exemplos de textos comentados de redações que receberam pontuação máxima (1000 pontos) no Enem de 2022. De acordo com o Inep, mais de 3,9 milhões de pessoas inscritas na edição deste ano. No Amapá, são 28.815 participantes. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em todo pais. Os locais do exame devem ser divulgados no dia 24 deste mês.
No primeiro dia do exame, os candidatos farão um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposto. A nota poderá chegar a 1000 pontos, mas há critérios para isso. É importante evitar erros que podem zerar a redação, como fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado, desobediência à estrutura e desrespeito à seriedade do exame.
A cartilha apresenta cinco competências exigidas na redação. Confira abaixo:
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
Foto: Inep/Reprodução