Cultura gospel é reconhecida como manifestação cultural no Amapá, diz nova lei
A cultura gospel é, agora, reconhecida como manifestação cultural no Amapá. É o que determina o projeto de lei, de autoria do deputado licenciado Paulo Nogueira (PT), já sancionado pelo governador Clécio Luis. A formalização aconteceu durante show do cantor gospel Anderson Freire, na 52ª Expofeira do Amapá.
“O crescimento da comunidade evangélica no Amapá tem desempenhado um papel crucial na sociedade. O segmento gospel salva vidas e precisamos ter esse olhar”, disse Paulo Nogueira, que atualmente é secretário estadual da Pesca e Aquicultura.
A lei engloba toda e qualquer manifestação cultural gospel como a música, artes cênicas, vestuário, literatura, arte visual, dança, audiovisual, gastronomia e artesanato. Além disso, os templos religiosos ficam reconhecidos como centros de difusão da Cultura Gospel.
“Hoje as igrejas evangélicas são celeiros da cultura, com formação de atores, escritores, poetas, coreógrafos, dançarinos, todas as linguagens artísticas culturais estão dentro da cultura gospel. Esse reconhecimento vai nos proporcionar tratamento junto ao Conselho Estadual de Cultura a titularidade de uma carreira da cultura gospel e, desta forma, tornar essa voz ainda mais ativa”, destacou Clécio Luís.
Foto: Ascom/Alap