Assembleia Legislativa celebra os 70 anos da imigração japonesa no Amapá
A Assembleia legislativa do Amapá realizou na segunda-feira, 18, sessão solene em homenagem à comunidade nipônica no Amapá pela passagem dos 70 anos da chegada dos japoneses ao estado, atendendo requerimento da deputada estadual, Edna Auzier (PSD).
Os imigrantes chegaram ao Amapá em 6 de setembro de 1953, no período pós segunda guerra mundial, em um total de 29 famílias quando o ainda Território Federal era governado por Janary Nunes que ficou à frente da gestão territorial de 1943 a 1958.
Inicialmente instalaram-se na colônia agrícola do Matapi, estendendo-se para Fazendinha, Mazagão e Porto Grande onde dedicaram-se à produção de hortaliças e frutas. De lá para cá, muitos se estabeleceram definitivamente no estado, atuando em diversas áreas.
”Essas famílias chegaram aqui e construíram uma história, constituíram família e é justo que reconheçamos isso. É uma honra para nós porque temos tantas referências dessa história como o tradicional Foto Tókio, quem esquece? Baixada japonesa onde muitos empresários estão reunidos, enfim tanto na agricultura, na culinária, na arte e na cultura temos esse reconhecimento por esse povo que veio de tão longe e abraçou nossa cultura e nossa história”, destacou a deputada Edna Auzier
A parlamentar relembra que os japoneses foram fundamentais também para a mineração na antiga Icomi, para a qual, naquela época, passaram a produzir alimentos.
Por Ascom/Alap