Governo e Setap alinham frota de ônibus para a 52ª Expofeira do Amapá

Em reunião nesta quarta-feira, 6, o Governo do Amapá e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setap) definiram uma frota de 70 ônibus para circulação durante a realização da 52ª Expofeira do Amapá, que acontece de 29 de setembro a 8 de outubro, em Macapá.

A frota deve atender usuários dos municípios de Macapá, com 60 ônibus, e de Santana, com 10. O alinhamento é resultado de diálogo com o setor de transporte e motoristas de aplicativos para garantia do transporte urbano durante o evento.

“O Governo do Estado reconhece que, desde 2015, quando houve a última edição da Expofeira, o quantitativo de veículos no Amapá mais que dobrou, daí a necessidade de reunirmos com esses atores”, afirmou o chefe de Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado (GSI), coronel Elvis de Azevedo.

Na reunião, também foi debatida a via expressa para o transporte público, terminal de ônibus dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, horário de intervenção no trânsito e campanhas educativas. Esta foi a primeira vez que o Setap dialogou sobre o esquema de transportes da Expofeira.

Além dos ônibus, o Governo prepara uma chamada pública para credenciamento de motoristas de aplicativo que queiram ter acesso à via expressa que será criada para o evento. A organização ainda garante que haverá estacionamento exclusivo para os motoristas de aplicativo, taxistas e mototaxistas, que também serão ouvidos nos próximos dias.

“É muito importante a participação desses prestadores de serviços, principalmente no sentido de ajudar na diminuição da quantidade de veículos particulares em direção à Expofeira. Mas é preciso fazer esse trabalho de maneira coordenada, por isso haverá um chamamento desses trabalhadores”, reforçou Ezequias Costa, secretário de Trabalho e Empreendedorismo do Amapá.

Foto: Israel Cardoso/GEA