AGU publica parecer a favor de pesquisa para exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá
A Advocacia-Geral da União (AGU) divulgou nesta terça-feira, 22, parecer favorável ao licenciamento ambiental para exploração de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, chamada pela Petrobras de Margem Equatorial, no litoral do Amapá.
O parecer havia sido solicitado pelo Ministério de Minas e Energia, depois que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou, em maio deste ano, a licença para a estatal perfurar o poço no bloco sob a alegação de que era necessária a realização de estudos de caráter estratégico.
De acordo com o coordenador da bancada federal do Amapá, senador Davi Alcolumbre, O MME discordou da avaliação e pediu parecer técnico.
“Este parecer da AGU é mais uma etapa vitoriosa, mais uma conquista nesta batalha enorme, que é termos a condição de, em um primeiro momento, pesquisar, descobrir essa riqueza e, a partir daí, ter uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico, geração de riqueza, emprego e renda para o povo amapaense”, destacou o senador.
A Margem Equatorial é uma área que vai do litoral do Amapá ao estado do Rio Grande do Norte. O bloco da Petrobras está a 175 km da costa amapaense.
Foto: Reprodução/Agência Petrobras