Piloto divulga vídeo e fotos de helicóptero após pouso forçado na Amazônia

Ainda em recuperação, o piloto Josilei Gonçalves, tenente-coronel da Polícia Militar de Brasília, divulgou imagens registradas por ele durante os três dias que passou na Amazônia, após o helicóptero que comandava sofrer uma pane e aterrissar na floresta.

O vídeo e as fotos mostram os destroços da aeronave da empresa Sagres, contratada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará.

“Graças ao treinamento e a experiência que temos, além do milagre de Deus e a força de todos, tivemos um desfecho feliz. O helicóptero teve uma pane a 3 mil pés em cima da região de Serra do Navio. Levei a aeronave até a copa das árvores com 35 metros e cipós, e a deixei perder a energia de sustentação para amortecer a queda. A autorrotação convencional não era possível, pois o impacto seria maior”, explicou o piloto.

Segundo o Grupo Tático Aéreo (GTA), do Amapá, o veículo passará por perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e, depois, será removido do local.

Os três sobreviventes, entre eles o piloto Josilei Gonçalves, o engenheiro José Francisco Vieira e o mecânico Gabriel Assis Serra, tiveram que ser trazidos à Macapá e, de imediato, foram levados ao Hospital de Emergência (HE).

A pane

O helicóptero decolou por volta das 12h de quarta-feira, 16, da base Bona, na Aldeia Maritepu, localizada no Parque Indígena Tumucumaque, interior do Pará, e deveria ter chegado por volta de 14h do mesmo dia, no Aeroporto Internacional de Macapá.

A Aeronáutica encontrou a tripulação no sábado, 19, após a equipe fazer sinal de fumaça. A força-tarefa de buscas e regate contou com apoio GTA, do Amapá, e do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), do Pará.

Os tripulantes estavam próximos ao Rio Iratapuru a 44 milhas de Pedra Branca do Amapari.

Fotos: GTA/Divulgação