Profissionais do HE, HCA e UPA participam de curso em urgência e emergência com simulação realística em SP
A semana foi de muito aprendizado para cerca de 40 profissionais de saúde da rede estadual de saúde, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam no Hospital de Emergência (HE), Hospital da Criança e Adolescente (HCA) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte de Macapá.
Eles participaram em São Paulo de uma qualificação em urgência e emergências adulto e pediátrico com simulação realística, no Centro de Ensino do Hospital Albert Einstein. Os profissionais puderam aprofundar seus conhecimentos sobre síndromes coronarianas agudas e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Com carga horária de 16 horas, o curso contou com videoaulas e interações práticas presenciais com simulação realística e de interação com especialistas.
A iniciativa tem parceria com o Ministério da Saúde com o objetivo de qualificar os profissionais e oferecer um atendimento cada vez melhor à população.
Para a fisioterapeuta Shirley Gemaque, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HE, a experiência foi muito aprendizado. O curso foi totalmente prático, com simulações realísticas de pacientes de quadro clínicos que geralmente atendemos no nosso dia a dia, ministrado por profissionais renomados no país que nos mostraram protocolos atualizados. Quem tem a ganhar com isso é o usuário”, destacou.
Foto: Arquivo/Sesa