1ª edição da Expo Favela Innovation no Amapá começa no sábado
A 1ª Expo Favela 2023 do Amapá começa no sábado, 12, e vai até domingo, 13. É a primeira edição da região norte do país. A megaexposição é considerada a maior feira de empreendedorismo direcionada para o público das favelas e periferias do país.
A programação vai contar com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, apresentação de startups, mentorias, shows, debates, cursos, entre outras iniciativas criadas por moradores das periferias de todo o estado.
O evento é organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e Favela Holding, considerada vitrine de negócios para empreendedores da periferia, além de parceiros como o Sebrae, Governo do Amapá, Grupo Equatorial e Ministério Público.
Mais de 300 empreendedores se inscreveram para expor seus empreendimentos, ideias e inovação. 40 vagas foram disponibilizadas. Durante a feira, dez deles serão selecionados para participar da Expo Favela Nacional, que acontece em dezembro, em São Paulo.
A Expo Favela será realizada no Amapá Garden Shopping, zona sul de Macapá, a partir das 10h. A programação será aberta ao público geral, mas é necessário uma prévia inscrição no site expofavela-ap.com.
“A principal proposta da Expo Favela Innovation Amapá 2023 é dar visibilidade às iniciativas das favelas e periferias, e promover um palco de encontro com fundos de investimento para acelerar esses empreendimentos, além de assumir um papel social importante, que é desassociar o estigma marginalizado, por vezes vinculado às periferias e, o combate ao racismo estrutural”, destacou a coordenadora do evento, Alzira Nogueira.
Confira espaços e atrações da Expo Favela
Espaço Favela Literária: apresentação e comercialização de obras literárias, lançamentos de novos títulos, bate-papo com autores, sarau e contação de histórias.
Feira Preta: espaço comercial para venda de produtos artesanais e autorais produzidos no estado por povos originários, quilombolas mulheres das periferias e favelas, moradores de conjuntos habitacionais, além apresentação e desfile de moda e beleza
Espaço Criança: atividades lúdicas, recreativas, educacionais e culturais para a criançada
Sala de Conferência: conferência e palestras com especialistas para o público em geral sobre negócios, empreendedorismo, inovação, temas sobre anti-racismo, mulheres na política, mídias e desenvolvimento sustentável, com a presença de Preto Zezé.
Espaço dos Expositores: apresentação dos 40 empreendimentos selecionados que buscam chamar a atenção dos investidores vindos de fora. Também acontece mentoria aos expositores para aprimorar seus negócios e ideias
Espaço empreendedor da Favela: inciativa em parceria com o Sebrae Amapá, comunidade Tucuju Valley e Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), com o objetivo de apoiar empreendedores locais inscritos na Expo Favela Amapá, por meio de palestras sobre empreendedorismo e inovação aos pequenos negócios
Atrações culturais: show de bandas e artistas locais, como o CRGV; participação de Patrícia Bastos, do rapper Pretogonista, além de apresentação de marabaixo, batalha de rappers, entre outros.
Fotos: Expo Favela Amapá 2023/Divulgação