Amapá recebe exposição da Fiocruz sobre a história das vacinas
Começou nesta segunda-feira, 7, na Biblioteca da Universidade Federal do Amapá (Unifap), zona sul de Macapá, a exposição “Vacina!” promovida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos). O objetivo da mostra é divulgar a história dos imunizantes no Brasil e no mundo, os tipos de vacinas, vírus e bactérias existentes e a rede de produção e distribuição do Sistema Único de Saúde (SUS).
A exposição é aberta para a população em geral, das 9h às 20h, de segunda à sexta-feira, e das 9h às 17h, no sábado. A iniciativa faz parte do projeto “Pela Reconquista das Altas Coberturas Vacinais”, com o apoio do Governo do Estado.
A programação, que segue até o dia 26 de agosto, utiliza recursos tecnológicos como painéis, aparatos de interatividade, jogos e multimídias para reduzir a desinformação sobre as vacinas.
De acordo com a coordenadora do projeto e médica, Lurdinha Maia, o projeto traz uma linguagem de fácil entendimento, destacando a importância da vacinação.
“É um grande acervo de informações sobre o que são as vacinas e de que forma elas impactam na vida das pessoas. A ideia é reforçar a importância dos imunizantes, na prevenção de doenças, com a adesão da população para que o projeto continue sendo sucesso”, destacou.
O Amapá, referência em imunização no pais contra a Influenza e a poliomielite, é o segundo estado a receber a mostra da Fundação Oswaldo Cruz.
Fotos: Mônica Silva/GEA