Amapá recebe mais uma equipe da Força Nacional do SUS para auxiliar no combate ao surto de gripe 

O Amapá recebeu nesta terça-feira, 20, uma nova equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para auxiliar nas frentes de combate ao surto de síndromes respiratórias. É o quarto grupo de técnicos enviado pelo Ministério da Saúde ao estado desde que o governo do estado decretou situação de emergência, no dia 13 de maio.

São, ao todo, sete profissionais, 2 pediatras, 3 fisioterapeutas e 2 enfermeiras intensivistas, que ficarão no Amapá até o dia 27 de junho, atuando no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e no Pronto Atendimento Infantil (PAI). 

“Essa equipe irá somar com os profissionais que já atuam no estado. Elas têm um propósito de auxiliar o atendimento que já realizamos, muito especialmente na principal porta de entrada da síndrome gripal, que é o PAI”, destacou secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

Até esta quarta-feira, 21, foi registrada a internação de 120 crianças no HCA, sendo 91 estão em leitos clínicos e 29 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Outras 22 crianças aguardam transferência para o HCA. 

De acordo com a Sesa, o reforço com técnicos de outros estados deve continuar até que a situação seja normalizada no estado. Foram registrados 14 óbitos infantis, entre 13 de maio e 20 de junho.

Fotos: Gabriel Maciel/Sesa