‘Junho Vermelho’: campanha do Hemoap reforça chamada para doações de sangue
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) lançou a campanha “Junho Vermelho”, mês dedicado à conscientização da população sobre a importância da doação de sangue.
O objetivo é mobilizar os doadores para manter o estoque necessário para abastecer toda a rede hospitalar do Amapá. De acordo com o Hemoap, a situação está mais crítica para as tipagens A e B negativo e O positivo.
Durante a última semana de maio, foi registrada uma média de 50 voluntários aptos por dia, enquanto que o quantitativo indicado para suprir as demandas dos hospitais, é de 87 voluntários diariamente. A unidade conta hoje com mais de 180 mil doadores de sangue cadastrados.
O Hemoap consegue dividir cada bolsa de sangue doada, em outras 4. Elas são destinadas a pacientes que precisam de transfusão em casos de acidentes, cirurgias, queimaduras, e aqueles que estão com leucemias e anemias e necessitam de transfusões para o tratamento.
O sangue não tem substituto, por isso, a importância da doação para salvar vidas.
Quem pode doar
- Para ser um doador, o voluntário precisa estar em boas condições de saúde
- Pesar acima de 50 quilos
- Ter idade entre 16 e 69 anos
- Não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias
- No dia da doação, é necessário deve levar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência ou cartão do SUS
- Menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. O termo de autorização pode ser solicitado pelo número (96) 98811 0200, que é WhatsApp
- Os intervalos para doação de sangue são de 60 dias para homens, e 90 dias para mulheres
O Hemoap funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 12h, e fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá.
As doações de sangue podem ser feitas na unidade ou agendadas pelo WhatsApp. O número é (96) 98811 0200.
Fotos: Paolla Gualberto/Sesa