Casos suspeitos de Covid-19 são registrados em escola estadual na Fazendinha

Casos suspeitos de Covid-19 são registrados entre alunos na Escola Estadual José do Patrocínio, no distrito de Fazendinha, em Macapá. Os estudantes com os sintomas da doença foram afastados. O colégio passará por sanitização e as aulas ficarão suspensas por uma semana. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (Seed) todas as medidas previstas  no Plano para situações de contágio foram tomadas e reafirma que todas as unidades de ensino do estado estão seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos competentes.  

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria de Educação (Seed) informa através desta, que as unidades de ensino do estado estão seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos competentes e constante nas Diretrizes Pedagógicas e Protocolos de Biossegurança para retorno das atividades presenciais. A Escola Estadual José do Patrocínio, localizada no Bairro da Fazendinha, informou o afastamento dos estudantes que apresentaram sintomas relativos ao da COVID-19.A escola juntamente com a Secretária de Educação, o corpo técnico e a comunidade escolar em geral, adotaram as medidas previstas  no Plano para situações de contágio.

As diretrizes pedagógicas de biossegurança orientam as unidades de ensino a agirem: em caso de constatação de contágio em estudantes suspender as atividades daquela determinada turma, realizar a sanitização da sala de aula e suspender por uma semana as atividades daqueles estudantes; quando a constatação de caso for do colaborador a escola deverá ser fechada, passar por uma sanitização total e retornar as atividades após 24h, afastando o colaborador. No caso da escola José do Patrocínio, a unidade fará a sanitização nas próximas 24h, as turmas que forem constatado os casos serão afastadas e retornarão depois de uma semana e as demais continuam com suas atividades.

Vale ressaltar, todas as unidades de ensino do estado estão atendendo aos protocolos de segurança, com disposição de álcool, pias, exigência no uso de máscaras e distanciamento social. As escolas organizam suas estratégias de acolhimento dos estudantes tendo em vista que o retorno das aulas estão disponíveis de maneira gradual e escalonada. As escolas também garantem um espaço de acolhimento para isolar estudantes ou colaboradores que apresentem esses sintomas.

O Governo do Estado segue realizando ações de vacinação para a comunidade escolar já se pensando no futuro retorno 100% presencial das unidades de ensino. A Secretaria de Educação está monitorando todas as unidades de ensino para garantir o controle nessa retomada. Além de manter articulação constante com os órgãos de saúde no acompanhamento dos dados epidemiológicos”.