Oiapoque recebe lideranças e entidades de todo país para debater a exploração de petróleo na costa do AP
Projeto de interesse para o desenvolvimento não só do Amapá, mas de todo país, a exploração de petróleo e gás na costa do estado será objeto de escuta popular realizada pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), às 17h desta sexta-feira, 19, no município de Oiapoque. O evento é uma iniciativa do deputado estadual Delegado Inacio (PDT-AP), e terá palestras de autoridades e especialistas no assunto.
“Queremos envolver a sociedade, discutir e criar planejamentos estratégicos para que essa nova atividade econômica seja realizada de forma a promover o desenvolvimento com o mínimo impacto para o meio ambiente”, afirmou o deputado.
O geólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), João Carlos Corrêa, apresentará dados geofísicos e ambientais da Margem Equatorial Brasileira, resultados de pesquisas sísmicas já realizadas na área desde 2015. Corrêa atuou por 18 anos na Petrobras e em várias empresas internacionais. Atualmente, é representante da empresa norueguesa TGS.
O Presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Furian Ardenghy falará sobre as perspectivas da exploração do petróleo e gás natural no Brasil. Ardenghy é ex-diplomata e especialista em temas de energia e sustentabilidade, com mais de 35 anos de experiência. Ocupou cargos na Presidência da República, Agência Nacional do Petróleo, Ministério das Relações Exteriores, Justiça, Desenvolvimento e nas Embaixadas e Consulados do Brasil em Washington, Buenos Aires, Houston e Nova York.
Jotávio Borges Gomes, atual Secretário de Mineração do Governo do Amapá, apresentará dados sobre petróleo e gás na costa do estado, e as possibilidades de desenvolvimento sustentável a partir da atividade econômica. Gomes é geólogo e geofísico, com Especialização em Petróleo e Regulação do Setor Público e Direito Minerário.
Presenças confirmadas: o governador do Amapá, Clécio Luis, o senador da República Lucas Barreto, além de deputados federais e estaduais do Amapá e Maranhão, prefeitos e vereadores de Oiapoque e representantes de órgãos estaduais e da Petrobras.
Por assessoria de comunicação/Delegado Inacio