Júnior Favacho propõe novo local para realização da Expofeira do Amapá

O presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB) da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputado Júnior Favacho (MDB), apresentou propositura, nesta segunda-feira, 8, para que o governo estude a possibilidade de realizar a 52ª edição da Expofeira do Amapá em novo local.

O documento sugere que o evento seja na zona norte de Macapá. O parlamentar explicou que a proposta surgiu a partir de reivindicação de pequenos empreendedores e ambulantes da região, que encontram dificuldades para se deslocarem até o Parque de Exposições da Fazendinha.

“Muitos microempreendedores e ambulantes esperam a oportunidade de a Expofeira ser realizada na zona norte para ofertar seus produtos e serviços. A região oferece uma logística melhor para essas pessoas, e foi para atender a uma demanda delas que fizemos essa sugestão. Além disso, a zona norte registrou um crescimento populacional significativo desde a última edição da Expofeira, há quase dez anos”, pontuou o parlamentar.

Favacho defende também que a Expofeira tenha uma estrutura provisória, que possa ser montada unicamente para o evento, e desmontada ao final, a exemplo do que acontece na maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow.

A Comissão de Agricultura e Abastecimento também propõe a criação de um espaço dedicado à tecnologia e inovação e um outro voltado para discutir o papel da mulher no agronegócio e na agricultura familiar. A CAB sugeriu ainda soluções sustentáveis para a Expofeira, como a instalação de um sistema de energia fotovoltaica e de ecopontos para o recolhimento de materiais recicláveis.

Por Ascom/deputado Júnior Favacho