Revitalizado com deck e palco, monumento cultural “Poço do Mato” será entregue neste domingo
A Prefeitura de Macapá inaugura na manhã deste domingo, 7, o Poço do Mato, importante monumento cultural e histórico do município, que fica no bairro Laguinho, zona central da cidade.
O espaço foi todo revitalizado e conta com deck em madeira, canteiros, jardins, área de circulação, pequeno palco para apresentações culturais, além de bancos, cobertura e balanço para as crianças.
O poço foi responsável por fornecer água para o primeiro sistema de abastecimento da capital. A ordem de serviço para execução do projeto arquitetônico foi assinada em agosto de 2022 e a obra custou R$ 100.509,40, provenientes do Tesouro Municipal.
História
O Poço do Mato foi declarado Monumento de Interesse Cultural de Macapá, por meio de uma lei municipal em 1993. A estrutura foi construída em 1864 com a finalidade de fornecer água aos moradores do Laguinho, foi o primeiro sistema de abastecimento da capital.
O poço foi fechado, não fornece mais água, mas é parte importante da história de Macapá. O espaço fica bem no meio da Avenida Padre Manoel da Nóbrega, entre as ruas General Rondon e São José.
Serviço
Inauguração do “Poço do Mato”
Data: 7 de maio (domingo)
Horário: 11h
Local: Avenida Padre Manoel da Nóbrega, bairro Laguinho
Foto: Prefeitura de Macapá/Divulgação