BPC: Idosos e pessoas com deficiência precisam atualizar cadastro único para manter benefício
Idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam atualizar o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) para manter o benefício.
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a atualização precisa ser feita, no mínimo, a cada dois anos. A medida evita o bloqueio e cancelamento do BPC.
Para isso, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Assistência Social da Prefeitura.
O Benefício de Prestação Continuada é uma ajuda de um salário mínimo paga mensalmente a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. O INSS considera a inscrição no CadÚnico e no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) para poder realizar o pagamento.
Como reativar benefício
Nos casos em que o BPC for suspenso por falta de atualização no cadastro, o segurado deve primeiro atualizar os dados na Assistência Social do município. Somente após esse processo, o beneficiário pode requerer o serviço pela Central Telefônica 135 ou pelo Meu INSS.
Acessando o link http://gov.br/meuinss basta clicar em “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. O acompanhamento pode ser feito pelo site ou pelo número 135, de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Foto: Alexandra Gomes/Prefeitura de Macapá