Em Oiapoque, MP recomenda medidas de segurança nas escolas da rede municipal
Medidas para reforçar a segurança nas escolas da rede municipal de ensino de Oiapoque, no norte do Amapá, foram temas de uma reunião realizada na terça-feira,11, entre o promotor de justiça da Comarca do município, Hélio Furtado, e o secretário municipal de Educação, Rangel Ribeiro, além de representantes do Jurídico da Semed e do Fundeb.
Durante o encontro, realizado no auditório da Comarca de Oiapoque, foram definidas ações para garantir mais tranquilidade aos pais, alunos, professores e funcionários das instituições de ensino. Segundo o Ministério Público (MP), a onda de insegurança tomou conta do país depois do ataque criminoso a uma escola de Blumenau, em Santa Catarina, na última quarta-feira, 5 de abril.
O MP recomendou à Semed medidas como aumento de efetivo e monitoramento na portaria das escolas, orientações aos vigilantes para que não autorizem a entrada de pessoas estranhas, implantação de programa de escuta psicológica, instalação de detectores de metais e de pontos de videomonitoramento, além da presença de guardas municipais nas instituições de ensino.
“O objetivo da reunião foi discutir medidas para garantir a segurança de todos nas escolas por conta dessa onda de violência que tem chegado às instituições de ensino. Ações essas que serão colocadas em prática imediatamente”, destacou o secretário Rangel Ribeiro.
Seguindo recomendação do MP, a secretaria municipal de Educação esteve reunida nesta quinta-feira, 13, com representantes da Guarda Municipal (GCM) , Polícia Militar e Vigilância Patrimonial para definir as estratégias para prevenir a violência e garantir um ambiente escolar mais seguro.
Fotos: Ascom/Secretaria Municipal de Educação de Oiapoque