Governo anuncia construção do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá
O governador Clécio Luís assinou no sábado, 8, a ordem de serviço para a construção do primeiro Centro de Radioterapia do Amapá, que vai funcionar no bairro Infraero 2, zona norte de Macapá.
A unidade terá equipamentos de alta tecnologia, produzidos no Vale do Silício, nos Estados Unidos. São ao todo, cerca de R$ 16,3 milhões em investimentos.
O Centro de Radioterapia será ligado ao Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que mantém a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) com atendimentos clínicos, cirurgia e quimioterapia.
Atualmente, os pacientes que precisam de radiação ionizante precisam aderir ao Programa de Tratamento Fora de Domicílio (PTFD).
“Quando entregue, o Centro de Radioterapia estará apto para atender qualquer paciente, desde a criança ao idoso, podendo fazer tanto a radioterapia quanto a braquiterapia, que é um tratamento mais pontual no corpo do paciente”, comentou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.
“Nossa missão é entregar em 2024, de forma definitiva, o tratamento de radioterapia no Amapá. Era algo que estava faltando no estado, mas nos prédios que nós já temos precisamos colocar realmente em prática o bom acolhimento, a humanidade e a resolutividade”, citou o governador Clécio Luís.
Fotos: Giordano Santana e Netto Lacerda/GEA