INSS: veja em que situações benefício pode ser suspenso ou bloqueado

Você já teve um benefício suspenso ou bloqueado pelo INSS? Em casos como esse, o segurado pode entrar em desespero e não saber o que fazer diante da situação. Por isso, é importante entender quando isso ocorre.

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) esclarece que a suspensão ou bloqueio acontecem em situações como:

• Não recebimento dos pagamentos por período superior a três meses
• Informações incompletas no cadastro
• Não atendimento à convocação do INSS

Mas quem teve o benefício suspenso ou encerrado ainda pode reativá-lo. Basta fazer o pedido pelo Meu INSS, no aplicativo ou site ou pelo telefone 135.

Veja como solicitar pela internet

  • Entre no Meu INSS AQUI
  • Clique no botão “Novo Pedido”
  • Digite o nome do serviço/benefício que você quer
  • Na lista, clique no nome do serviço/benefício
  • Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções

Documentação exigida

  • CPF
  • Número do benefício
  • Se for procurador ou representante legal: documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF, além da procuração ou termo de representação legal como tutela, curatela e termo de guarda.

De acordo com a Previdência, o pedido será analisado pela equipe do INSS e, caso o segurado tenha direito, o benefício será reativado e os pagamentos não recebidos serão emitidos. Caso ele não tenha direito à reativação, o motivo e os fundamentos legais serão informados pelo Instituto.

Se o beneficiário não concordar com a decisão, ele pode entrar com pedido de recurso pelo site ou aplicativo para que o pedido seja analisado pela Junta de Recursos da Previdência Social.

Fonte: Instituto Nacional de Seguridade Social