‘A Banda’ retorna ao Carnaval do AP e pretende reunir 200 mil foliões
Foto: Prefeitura de Macapá
O feriado da “Terça-feira Gorda de Carnaval” no Amapá, celebrado no próximo dia 21, não é o mesmo sem o bloco A Banda, que neste ano completa 58 anos de tradição e pretende reunir 200 mil foliões ao longo do trajeto.
Considerado o maior bloco de rua do Norte do país, A Banda retorna oficialmente para o calendário carnavalesco após ser suspenso em 2021 devido as restrições impostas pela pandemia. Já no ano passado, o evento fez parte da programação do ‘Macapá Verão’, durante as férias escolares de julho.
O secretário administrativo e conselheiro do bloco, Helder Carneiro, ressalta que o trabalho vai muito além da folia. Ele destaca o papel social na oferta de cursos para inclusão de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho.
“A Banda não existe só no período do Carnaval. Ela tem um termo de cooperação com Sesi e Senai, com vários alunos formados em cursos profissionalizantes. É o lado social”, enfatizou.
Os nove bonecos farão a alegria de quem for participar. Os dois principais personagem do bloco a “Chicona” e o “Anhanguera” celebrarão o tradicional encontro romântico na Avenida Feliciano Coelho, no bairro Trem.
O percurso inicia com a concentração às 14h, na Praça Veiga Cabral, no Centro, e segue pela: Av. Presidente Vargas; R. Cândido Mendes; Av. Henrique Galúcio; Av. Feliciano Coelho; R. Leopoldo Machado; Av. Ernestino Borges, com término na sede do bloco.