Lojas de artigos de Carnaval serão alvos de operação contra preços abusivos
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) do Amapá deflagrou a Operação do Carnaval, com vigência até o dia 18 de fevereiro. A meta é assegurar a observância dos direitos dos consumidores no período carnavalesco nos municípios de Macapá e Santana.
As ações serão divididas em duas etapas, sendo que a primeira é a de pré-carnaval com fiscalização nas malharias e lojas de artigos carnavalescos, entre os dias 23 e 25 de janeiro, devido a casos de denúncia a respeito de suposto aumento no valor dos tecidos utilizados para fantasias.
Também será realizado um levantamento dos preços de fantasias e artigos carnavalescos, entre os dias 2 e 3 de fevereiro, para garantir a liberdade de escolha do consumidor final por meio da divulgação da pesquisa de preço dos produtos e evitar práticas abusivas do comércio.
Outra ação terá reunião com os setores envolvidos no evento do Carnaval, como Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Santana e Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), com o intuito de realizar articulações para viabilizar as atividades fiscalizatórias, bem como a orientação de autônomos que venderão no sambódromo.
A segunda etapa envolverá a fiscalização das atividades comerciais nos dias dos desfiles das escolas de samba, em Macapá, 17 e 18 de fevereiro, e também durante o Carnaval de Santana.
Fotos: Procon-AP