Revendedor de armas de facção é preso na 2ª fase da operação Fim de Rota
A Polícia Civil do Amapá cumpriu um mandado de prisão preventiva nesta segunda-feira, 23, contra um dos principais integrantes do esquema de revenda de armas de fogo para uma facção criminosa atuante no estado.
Essa prisão do acusado marca a 2ª fase da operação “Fim de Rota”, deflagrada anteriormente em novembro de 2022, que investiga a compra de armas por policiais penais do Pará para o comércio ilegal no Amapá.
O acusado foi encontrado no município de Amapá, no interior. A residência onde ele estava também foi alvo de busca e apreensão. As armas de fogo eram maioria pistolas dos calibres 9mm e .40. Não foi informada a quantidade apreendida.
Valores em contas bancárias pertencentes à organização criminosa, segundo a investigação, também foram sequestrados pela Polícia Civil. Além disso, a operação também apreendeu celulares, computadores, documentos e dinheiro em espécie.
“Esse preso é uma das principais lideranças da organização criminosa responsável pelo comércio ilegal de arma de fogo. O indivíduo foi encaminhado para audiência de custódia e posteriormente será conduzido ao Iapen [Instituto de Administração Penitenciário]”, destacou o delegado Estéfano Santos.
Na 1ª fase da operação, dois policiais penais do Estado do Pará foram presos acusados pela investigação de fazer a compra das armas em nome de uso pessoal, mas que eram vendidas para a facção. Um dos líderes do esquema ainda está foragido.
Veja abaixo a entrevista do delegado Estéfano Santos, responsável pela investigação:
Foto e vídeo: Polícia Civil