Bairros de Macapá ficarão sem água por até 72 horas durante manutenção

A Concessionária de Saneamento do Amapá (CSA) anunciou nesta segunda-feira, 16, que alguns bairros das zonas central, norte, sul e leste de Macapá ficarão sem o fornecimento de água durante uma “grande operação”.

Para amenizar a situação, a CSA orienta o armazenamento e o uso consciente de água durante a suspenção da distribuição do produto. Os serviços iniciam a partir de 5h, na quinta-feira, 19.

Por 24 horas, mais de 20 ações de engenharia e mecânica serão executadas simultaneamente na Estação de Tratamento de Água de Macapá (ETAM) e na Captação de Água Bruta do Rio Amazonas, na orla da cidade.

De acordo com a CSA, as duas unidades já passam por obras de reabilitação e modernização desde o início das operações (julho de 2022). Nesta fase dos trabalhos, as paradas são necessárias para que intervenções mais complexas sejam executadas.

Conforme o planejamento da concessionária, as atividades preveem reparos nos sistemas, troca de registros e ventosas nos diferentes módulos de abastecimento. Também será feita a limpeza, lavagem de calhas, troca de material filtrante, reparo de vigas, avaliação de floculadores, substituição de comportas, entre outros serviços.

Segundo o gerente de obras da CSA, Iran Correia, as estruturas do principal sistema de abastecimento da capital passam por reforma e modernização, através de um investimento de mais de R$ 25 milhões, que tem gerado diversos empregos diretamente.

“Estamos trabalhando todos os dias para ter o menor impacto possível no abastecimento já existente. Agora, precisamos parar por um dia para finalizarmos serviços fundamentais para continuidade do processo de modernização e melhoria do nosso sistema”, ressaltou.

A previsão para retomar a pressurização do abastecimento é de 60% da rede em 24 horas; 80% em 48 horas; e 100% da rede restabelecida em até 72 horas nos locais mais afastados ou áreas elevadas.

Os bairros atendidos pela ETAM são:

Zona central: Trem, Nova Esperança, Santa Rita, Laguinho, Jesus de Nazaré e Central.
Zona sul: Araxá, Beirol, Muca, Universidade, Santa Inês, Jardim Marco Zero, Buritizal, Jardim Equatorial, Pedrinhas, Novo Buritizal, Açucena, São José, Congós e Zerão.
Zona norte: Pacoval, Novo Horizonte, Infraero I e II, São Lázaro, Jardim Felicidade I e II.
Zona leste: Cidade Nova e Perpétuo Socorro.

Para mais informações ou ocorrências, o atendimento 24h está disponível no 0800 086 0116, nas redes sociais e no site http://csa-equatorial.com.br.

Foto:CSA