Semsa faz balanço de ações na saúde no ano em que foi eleita referência de atenção básica no Amapá
Em 2022, a Atenção Primária à Saúde de Pedra Branca do Amapari obteve o melhor desempenho do Amapá no Programa Previne Brasil, por meio da execução de um conjunto de sete indicadores que atendem às Ações Estratégicas de Pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Condições Crônicas. O desempenho dos municípios brasileiros na atenção primária é avaliado a cada quatro meses pelo Ministério da Saúde e tem impacto no financiamento federal.
O êxito na execução do programa faz parte do relatório anual apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município de Pedra Branca, que destaca também: cerca de 153.613 atendimentos de saúde que incluíram serviços laboratoriais, visitas técnicas, atendimentos especializados, consultas, atividades coletivas e vacinações.
Através de capacitações profissionais, novos equipamentos e atividades educativas que fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Controle de Malária, o município apresentou queda de 60,3% nos casos de malária em relação ao ano de 2021. Já com as Campanhas Nacionais de Vacinação (Pólio, Multivacinação, Influenza, Sarampo e COVID-19) a região imunizou 9.288 pessoas por meio das UBSs e mais de mil moradores foram alcançados através da busca ativa e pelas visitas a pacientes monitorados pelo atendimento domiciliar, além de ações em escolas da rede municipal e estadual.
“São muitos os investimentos direcionados à saúde de Pedra Branca do Amapari para que os nossos munícipes sejam beneficiados com o melhor. Muito já foi feito e ainda faremos muito mais. Somos uma referência no Estado e, em breve, por meio do trabalho nos tornaremos uma referência nacional”, considerou a prefeita Beth Pelaes.
O Centro de Especialidades e Diagnóstico, por meio do Laboratório Municipal, Setor de Imagem e Centro de Especialidades Odontológicas, também realizou diversos atendimentos. Foram mais de 190 próteses dentárias, exames laboratoriais, raio-x, tomografia, ultrassonografia, além de outras especialidades odontológicas.
A Vigilância Sanitária realizou novos cadastros e a exclusão de estabelecimentos condenados nas inspeções, também expediu licença de funcionamento aos que estavam dentro das exigências sanitárias, recebeu e averiguou denúncias e reclamações, dentre outros serviços. Neste ano, a Vigilância Ambiental criou o Projeto Gotas de Vida, que oferece à população água potável de qualidade. Para disponibilizar o serviço, um ponto de acesso foi instalado na Escola Municipal Rute da Silva Neves, localizado na Bairro Cai N’água.
Na área da infraestrutura de atendimentos, a Prefeitura inaugurou a Unidade Básica de Saúde da Comunidade do Porto Alegre e a Academia ao ar livre na comunidade do Sete Ilhas, oferecendo conforto e bem-estar à população.
“Finalizamos o ano com muita felicidade e a certeza de que fizemos muito pela saúde. Isso nos motiva a continuar fazendo um trabalho que seja referência, e isso não só para fora, mas principalmente para os moradores de Pedra Branca. Hoje podemos nos orgulhar da saúde que temos aqui somando cada serviço disponibilizado. Que em 2023 possamos avançar mais e alcançar resultados ainda melhores” destacou a secretária municipal de saúde, Claudia Pimentel.
Por Ascom/Prefeitura Pedra Branca