Programação especial marca os 51 anos de história e tradição do Banco da Amizade

O Laguinho vai estar em festa, na segunda-feira, 26, para comemorar os 51 anos do Banco da Amizade, hoje, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amapá.

A programação especial inicia com o tradicional almoço, que será servido às 12h. No cardápio, churrasco, cozidão e guisadinho de carne. Haverá também distribuição de vinho.

A partir das 15h, a festa segue com as atrações musicais. Vai ter show com o grupo de samba e pagode Pegada de Gorila, grupo de chorinho Vou Vivendo, Banda Afro Brasil, roda de marabaixo, apresentação da bateria Orquestra de Bambas e da Escola de Samba Piratas Estilizados, além de pop rock com Dani Li e o cantor da saudade, Batan.

“Será uma festa linda, de encontros e reencontros, com música boa, comida farta e muita alegria”, destacou a diretoria da Associação Cultural Banco da Amizade, que convida a comunidade para participar do evento.

História

O Banco da Amizade foi construído em dezembro de 1971 na Rua General Rondon, entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega e José Antônio Siqueira. Ele foi fundado por dois antigos moradores do Laguinho: o curandeiro Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca, e o eletricista Renato Américo, conhecido como Renato Rato, ambos já falecidos.

A iniciativa dos amigos teve a proposta de simbolizar a amizade existente entre moradores e ex-moradores do Laguinho, um dos bairros mais antigos de Macapá e que reúne elementos culturais importantes para a cultura amapaense como duas escolas de samba e a União dos Negros do Amapá (UNA).

Fonte: Governo do Estado

Fotos: Associação Cultural Banco da Amizade