Aneel aprova nova tarifa da CEA com reajuste de mais de 36%

Cerca de 191 mil lares e empresas pagarão mais caro o consumo de energia no estado a partir desta terça-feira, 13. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). A medida passa valer de forma imediata.

De acordo com a Aneel, o reajuste para empresa será de 33,02%. Enquanto isso para residência varia entre 33,29% (baixa tensão em média); 44,87% (alta tensão em média); e 36,08% (efeito Médio para o consumidor).

Conforme a justificativa da CEA, o fator de maior impacto neste processo tarifário se refere à retirada dos componentes financeiros negativos considerados no reajuste de 2021. Na ocasião, foram realizados diferimentos tarifários com o objetivo de atenuar os efeitos da escassez hídrica ocorridos ao longo do ano passado.

Outro fator que teria contribuindo para o índice aprovado os custos com compra de energia e pagamento de encargos setoriais.

Contra o aumento

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) se manifestou em relação a homologação da Aneel. Para o parlamentar, o pedido de aumento não condiz com o serviço ofertado a população e, por esse motivo, vai recorrer na Justiça para revogar a decisão.

Rodrigues destacou à imprensa a fragilidade na distribuição de energia, que se agravou após o apagão registrado em novembro de 2020, quando 13 dos 16 municípios ficaram sem energia por 21 dias.

O parlamentar destacou que os “amapaenses já sofrem com contas exorbitantes e um péssimo serviço”.

Foto: Reprodução