Inverno chuvoso é antecipado no Amapá e Defesa Civil recebe alerta de possíveis cheias
O Núcleo de Hidrometeorologia do Instituto de Pesquisas do Amapá (Iepa) divulgou um estudo que aponta uma antecipação do inverno chuvoso no estado, o que gera alerta de possíveis cheias e alagamentos em alguns municípios.
Segundo o meteorologista do Iepa, Jefferson Vilhena, essa situação depois de uma “estiagem mais fraca” do que o normal e sem registro de temperaturas mais altas. Diante disso, os acumulados de chuvas tendem a aumentar.
“Essa configuração é associada a passagem da estiagem para o momento chuvoso na região. Não é só Macapá que está passando por isso, como todos os municípios do Amapá”, disse o profissional.
Vilhena destacou, ainda, que o Núcleo de Hidrometeorologia, do Iepa, e a Sala de Situação, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), emitiram um alerra para a Defesa Civil Estadual em relação aos possíveis transtornos.
“Os picos de chuvas, que acontecem normalmente em março, podem estar ocorrendo em janeiro ou fevereiro. O Núcleo de Hidrometeorologia junto a Sala de Situação, da SEMA, já emitiu para a Defesa Civil sobre possíveis cheias e alagamentos devido as chuvas e transbordamento dos rios”, finalizou.
Veja abaixo a explicação do meteorologista Jefferson Vilhena:
Foto: Ailton Leite/GEA