Outubro Rosa: Mamografia deve ser feito anualmente mesmo com autoexame em dia
Durante todo o mês a campanha “Outubro Rosa” reforça a conscientização e a importância da prevenção do câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres.
Há muitos mitos que atrapalham o diagnóstico precoce e a busca por uma prevenção mais adequada. É o que explica o mastologista Mauro Secco, das Clínicas Integradas Secco Jung, com especialidade na saúde da mulher.
“A maioria das vezes não há sinal nenhum, no início, não há sintoma, por isso é perigoso. Por este motivo a mulher precisa fazer a mamografia, que detecta o câncer antes de ele dar o sinal. Mas, o autoexame pode notar algum nódulo”, disse o médico.
O doutor Secco destaca que está errado achar que por fazer o autoexame todo mês, não é preciso fazer a mamografia. Ele enfatiza que é necessário se submeter ao exame radiológico anualmente, pois possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer, antes mesmo dos sintomas.
Ainda segundo o mastologista, os alertas são para todas as mulheres, inclusive as que se sentem seguras por não terem histórico de câncer na família, e os cuidados devem ser redobrados para as mulheres acima de 40 anos.
As Clínicas Integradas Secco Jung acreditam que a informação é uma aliada importante no combate ao câncer e, pensando nisso, realiza palestras em órgão públicos, privados, organizações, igrejas e outras instituições. Neste sábado, 15, o médico levou o tema para o 6º Batalhão da Policia Militar (PM), no bairro Cidade Nova.
As Clínicas Integradas Secco Jung ficam localizadas na Avenida Almirante Barroso, nº 1890, no bairro Santa Rita, em Macapá, abertas de segunda a sexta das 8h até 18h e aos sábados das 8h até 14h. Os contatos para agendamento são: (96) 3344-8000 e 3344-4444 ou clinicasintegradas@seccojung.com.br.