Agência do INSS de Santana passa a fazer avaliação social de pessoas com deficiência por videoconferência

A agência do INSS de Santana deu início, na última terça-feira, 4 de outubro, ao atendimento remoto para avaliação social, processo obrigatório para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) às pessoas com deficiência. É a primeira agência da Previdência Social do Amapá a contar com o serviço feito por videoconferência.

“O novo serviço é operacionalizado através de videoconferência, onde um profissional atende a partir de qualquer lugar do Brasil e os requerentes são recepcionados em uma das agências do INSS que possuem disponibilidade para esta modalidade de atendimento, ampliando a capacidade de atendimento, posto que continua a existir o atendimento presencial, passando a ser uma opção do cidadão a forma que vai preferir ser avaliado. O momento é de comemoração, pois com o apoio de vários servidores comprometidos, a operacionalização aconteceu com sucesso absoluto”, destacou a gerência do INSS no Amapá.

Além dos equipamentos tecnológicos, como microcomputador, câmera, microfone, caixas de som e internet, foram asseguradas aos usuários as condições de acessibilidade e espaço adequado, garantindo sigilo e segurança ao atendimento.

Para agendar o serviço, basta acessar o Meu INSS (aplicativo ou meu.inss.gov.br), que funciona 24 horas, ou a Central Telefônica 135, que atende de segunda a sábado, de 7 às 22 horas. O cidadão vai poder escolher, no momento do agendamento, se deseja realizar a avaliação de forma presencial ou remota. Até então, essa opção era oferecida após a marcação.

Benefício de Prestação Continuada

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo.

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

O atendimento deste serviço será realizado à distância, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para eventual comprovação.

Fonte: Secom/gerência INSS-AP