Operação ‘Terminus’ mira a desarticulação do tráfico no Jari e Iapen
A Polícia Civil deflagou na quarta-feira, 5, a operação “Terminus” no Vale do Jari (Laranjal e Vitória) para desarticular organizações criminosas do tráfico de drogas e a ligação com detentos no Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen), que fica em Macapá.
“Nos meses de setembro e outubro deste ano, a Polícia Civil efetuou a prisão de seis traficantes atuantes no município de Laranjal do Jari, além do cumprimento de sete mandados de busca e apreensão”, disse o delegado Rômulo Viégas.
Com apoio do Grupo Tático Prisional do Iapen, foram apreendidos materiais ilícitos em celas de detentos oriundos do Laranjal do Jari. Entre os objetos estavam celulares, carregadores, porções de drogas, armas brancas, cachimbos, relógios e outros.
Ao longo de um trabalho de investigação de 1 ano e meio, a ação policial aconteceu em três fases:
1ª – Laranjal do Jari
2ª – Vitória do Jari
3ª – Iapen
De acordo com o delegado, as investigações iniciaram, a partir de um casal que envolvia uma rede de pessoas no tráfico de drogas, inclusive com envolvimento de facções criminosas.
A investigação apontou que cada membro tinha funções específicas, dentre elas: “olheiros de tráficos”, tesoureiros (divididos dois grupos, um para dinheiro em espécie e outros para transações bancárias e Pix), armazenador e distribuidor de drogas, disciplinadores do tribunal do crime, e uma rede de entregas de entorpecentes (delivery).
Ainda segundo a polícia, foi constatado a participação de um servidor público que cedia armamento para uma investigada, que também faz parte da facção. Na ocasião, ele aparece instruindo e cedendo uma arma de fogo para que a mulher efetuasse disparos.
Os crimes investigados são de associação para o tráfico de drogas, tráfico de drogas com causa de aumento de pena por envolver adolescente, organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Todos os presos foram encaminhados ao Iapen.