Curtinhas: UBS Novo Horizonte fecha nesta quarta para reparo de telhado danificado após vendaval
A Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa) informou que as chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes, na noite desta terça-feira (20) provocaram danos no telhado da Unidade Básica de Saúde do Novo Horizonte, na zona norte da capital. A UBS ficará fechada para atendimento ao público nesta quarta-feira (21) para a realização de reparos. A Semsa reforça que a população pode procurar as unidades próximas para receber atendimento.
Delegado alvo de operação da PF tem liminar em habeas corpus negada
O desembargador Gilberto Pinheiro, do Tribunal de Justiça do Amapá, indeferiu pedido de liminar no habeas corpus impetrado pela defesa do delegado da Polícia Civil, Sidney leite, um dos investigados na operação “Queda da Bastilha”, deflagrada no dia 14 de fevereiro, pela Polícia Federal e Ministério Público Estadual. O delegado está preso preventivamente no Centro de Custódia do Zerão. Na decisão, o magistrado destacou que a liberdade do investigado representa risco à ordem pública.
“Nesse entender, um delegado de polícia que deveria cumprir seu dever funcional de lutar pela segurança pública do Estado, acabou por se envolver e se beneficiar com um esquema criminoso do qual por lei deveria combater (…) que a prisão é necessária para conter as atividades envolvidas pela organização criminosa, especialmente a reiteração de crimes os quais somente cessarão com a restrição de liberdade dos representados, já que soltos, continuarão a ter acesso aos meios pelos quais as atividades vêm se desenvolvendo , sobretudo equipamentos eletrônicos”, destacou.
A defesa do delegado esclareceu que o que foi negado foi o pedido de liminar e não o habeas corpus. “O habeas corpus é feito de duas partes, a primeira delas é a liminar, decisão monocrática. No curso do processo, é feita toda instrução do habeas corpus, que vai primeiro para autoridade co-autora, que é o juiz que decretou a prisão preventiva, ele presta informações para o relator, o qual encaminha para o Ministério Público se manifestar. O processo volta para o relator, desembargador Gilberto Pinheiro, que prepara voto e aí o que vai para julgamento é o mérito do habeas corpus pelo colegiado”, destacou.
Programação cultural marca a passagem do Equinócio da Primavera 2022 no Monumento Marco Zero
Será realizada nesta quinta-feira (22) uma programação cultural para celebrar a passagem do Equinócio da Primavera 2022, no Monumento Marco Zero do Equador, em Macapá. O fenômeno marca o início da primavera no planeta e costuma acontecer entre os dias 22 e 23 de setembro, quando o dia e a noite têm a mesma duração (12 horas cada). A programação inicia a partir das 8h da manhã e terá seu ponto alto às 22h04min, quando acontece a passagem do fenômeno. Haverá apresentação cultural de marabaixo, música regional, além de venda de artesanato regional e indígena, comercialização de comidas e bebidas, exposição e venda de gengibirra, mostra fotográfica e de artes plásticas da galeria de artes Samaúma.