Santana promove ações de prevenção ao escalpelamento nos rios
A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Santana realizou, durante dois dias, ações de prevenção e enfrentamento ao escalpelamento, um tipo de acidente frequente em embarcações que navegam pelos rios da Amazônia. O escalpelamento acontece quando as vítimas, geralmente mulheres e crianças, têm o couro cabeludo arrancado ao se aproximarem do eixo descoberto dos barcos, causando graves sequelas ou até a morte.
Na terça-feira (30), foi realizada uma blitz de conscientização acerca dos perigos desses acidentes. Nesta quarta-feira (31), foi realizada a distribuição de panfletos e feito o trabalho de orientação no Porto de Santana. As ações fazem parte do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, celebrado em 28 de agosto.
De janeiro a agosto deste ano, o Amapá registrou três casos, uma das vítimas é uma menina de 9 anos. Desde 2011, a Marinha do Brasil desenvolve ações que ofertam gratuitamente a cobertura dos eixos dos motores de embarcações para ajudar a reduzir o número de acidentes.
“Para a realização da blitz contamos com a grande parceria da Marinha do Brasil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental. Vale ressaltar que esse trabalho é realizado diariamente aqui em Santana pelas equipes da Marinha, mas hoje viemos intensificar o alerta, chamando a atenção dos condutores para que protejam devidamente os motores”, destacou Léa Soryana, secretária municipal de políticas públicas para as Mulheres.
Hoje no Amapá são, ao todo, 250 vítimas de escalpelamento, sendo 26 no município de Santana. Em 2007 com a realização da Conferência das Mulheres Escalpeladas, elas conseguiram chamar a atenção do Amapá e do Brasil, fazendo com que o Governo Federal e Estadual olhassem de forma especial para a questão.
Como resultado dessa mobilização, foram aprovadas duas leis, uma em 2009 e a outra em 2010. A Lei 11.970/2009 que tornou obrigatória a cobertura do eixo do motor de autoria de Janete Capiberibe, e a Lei 12.199/2010 que instituiu o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, de autoria de Sebastião Bala Rocha, que na época era deputado federal.
Fonte: Prefeitura de Santana