Constantes quedas de energia na capital estão relacionadas à sobrecarga da rede de distribuição, diz Cea

Nas últimas semanas, em meio a esse intenso verão, as queixas das constantes quedas de energia vêm de vários bairros da capital. A reclamação é que o problema sempre ocorre, às vezes duram horas, ou quando não, a luz fica num “vai e vem”, correndo o risco de queimar os aparelhos domésticos.  A Companhia de Eletricidade do Amapá atribui o problema, principalmente, ao aumento de consumo durante o verão. A empresa se pronunciou através de nota.

Confira:

“A Companhia de Eletricidade do Amapá informa (CEA) que a elevada demanda no atendimento às ocorrências operacionais na capital e demais municípios tem relação com diversos eventos que ocorreram durante esta semana.

Na noite de sexta-feira, 22, a forte chuva afetou o fornecimentos em diversos pontos. Foram atendidas de 18h às 6h deste sábado, 23, 108 ocorrências em todo estado por meio de ligações feitas pelo 116.

Na quinta-feira, 21, também houve uma ocorrência de alta complexidade causada pela colisão de um caminhão que derrubou cinco postes na Rua Remo Amoras, no bairro do Muca, Zona Sul da capital, desligando dois alimentadores. A situação afetou nove bairros de Macapá. A Companhia teve que acionar quase todo o efetivo operacional e de estrutura para fazer a recomposição da rede que foi destruída.

No fim da noite de domingo, 24, um alimentador que atende parte da região saiu de operação em razão da sobrecarga no sistema. A ocorrência só foi possível ser concluída 100% no início da manhã desta segunda-feira, 25.

E anteriormente a CEA já estava com o trabalho intensificado com a alta demanda de energia provocada pelo período mais quente do ano, onde há um aumento considerável no consumo de centrais e aparelhos de ar condicionado. Há também as ocorrências das ligações clandestinas. Esta prática criminosa e ilegal interfere diretamente no funcionamento do serviço, prejudicando os consumidores que se encontram em situação regular.

Atualmente, a CEA atua nas ações de fiscalização, remanejamento de carga para equilibrar a distribuição, manutenção corretiva para estabilização do fornecimento.  A Companhia orienta os consumidores para que façam o registro via 116 para identificar os pontos afetados.”