Eleições 2022: TRE-AP reúne órgãos de segurança para definir ações para o pleito geral de outubro
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realiza, nesta segunda-feira (15/8), reunião com representantes dos órgãos de segurança do estado para discutir o plano de segurança para as Eleições Gerais de outubro. O planejamento busca garantir que o pleito transcorra com tranquilidade.
Segundo o TRE, a reunião já faz parte das estratégias que são cumpridas a cada ano de eleição, com o objetivo de promover integração entre a Justiça Eleitoral e as Forças de Segurança e fortalecer a estratégia de atuação conjunta nas eleições.
Apoio das Forças Federais
Foi publicado nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial da União (DOU), Decreto que autoriza o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e da apuração das Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno).
Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que solicitarem auxílio das Forças Federais, devem expor os motivos que justificam a requisição. Nos requerimentos, as Cortes Regionais têm de relatar a existência de riscos à ordem pública durante o processo eleitoral ou de resistência ao cumprimento das decisões tomadas pela Justiça Eleitoral.
Fonte: Justiça Eleitoral