Ministério da Saúde ativa Sala de Situação para combate e monitoramento do sarampo no Amapá
O Ministério da Saúde ativou, na segunda-feira (8), a Sala de Situação para combate e monitoramento do sarampo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Amapá, que registram surto da doença. A medida tem como objetivo definir e implementar estratégias para a interrupção da circulação do vírus do sarampo e eliminar a doença do território nacional. Este ano, o Amapá já tem registrado 30 casos confirmados da doença.
A gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amapá, Solange Sacramento, falou sobre a estratégia. VEJA.
Vacinação
A vacinação contra a doença também é prioridade do Ministério da Saúde. Na segunda-feira (8), foi lançada a Campanha de Multivacinação de 2022. Mais de 40 mil postos de vacinação em todo Brasil estão abertos para a atualização da carteirinha com as 18 vacinas disponíveis para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A dose da tríplice viral, que protege contra o sarampo, faz parte desses imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. O principal objetivo é aumentar as coberturas vacinais.
Fonte: Ministério da Saúde