Mais de 6 mil pessoas no mercado de trabalho do AP precisam de aperfeiçoamento, aponta estudo

Diante da difusão das novas tecnologias nas empresas e das mudanças organizacionais nas cadeias produtivas, o Observatório Nacional da Indústria elaborou um estudo que aponta a necessidade de aperfeiçoamento profissional de pessoas já inseridas no mercado de trabalho.

No Amapá, a necessidade de atualização até 2025 é para mais de 6 mil profissionais, conforme o levantamento. Os dados do Mapa do Trabalho Industrial também destacam que 2,4 mil pessoas vão demandar capacitação para preencher novas vagas.

O estudo aponta que as áreas com maior necessidade por formação são:

  • Construção
  • Logística e Transporte
  • Transversais
  • Metalmecânica
  • Alimentos e Bebidas

O Mapa do Trabalho Industrial é uma projeção do emprego setorial que considera o contexto econômico, político e tecnológico. Um dos diferenciais é a projeção da demanda por formação a partir do emprego estimado para os próximos anos.

Outro levantamento é em relação a uma análise da trajetória ocupacional dos trabalhadores no mercado de trabalho formal, que subsidiam o cálculo da formação inicial. Um trabalho de inteligência de dados e prospectiva que deve subsidiar ações e políticas de emprego e educação profissional.

Da Redação

Foto: Senai-AP