Estelionato representa mais 90% dos crimes cibernéticos do AP; confira dicas para não cair nesses crimes
Desde a inauguração da Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil (PC), localizada no aeroporto internacional de Macapá, na Zona Central da capital, em setembro de 2021, mais de 1.080 casos desse tipo de violação foram computados pela PC. Dentre os crimes mais cometidos, por ordem de ocorrência estão: estelionato, extorsão, compras fraudulentas e invasão de dados. Sendo que o primeiro item representa mais 90% dos casos mencionados.
De acordo com a delegada Áurea Uchôa, titular da delegacia, o perfil que mais cai nesses golpes são homens, geralmente vítimas de estelionato e extorsão. Segundo a delegada, cerca de 70% dos autores desses crimes virtuais estão localizados em São Paulo e os casos situados no Amapá têm os criminosos, cerca de 80%, presidiários do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
A titular da delegacia ainda deu dicas ao portal de como as pessoas podem se informar e evitar crimes, bem como denunciá-los. A sociedade pode acessar a o portal policiacivil.ap.gov.br e o perfil no Instagram @policiacivilamapa para mais informações.
“Uma coisa que as pessoas precisam saber é que elas podem denunciar os crimes virtuais em qualquer delegacia do Amapá ou Superfácil, qualquer local onde possa ser gerado um boletim de ocorrência, inclusive pela internet. A dica que nós damos para não cair em golpes é que os usuários sempre sejam desconfiados e evitem comprar em qualquer anúncio ou compartilhar arquivos pessoais e sigilosos com estranhos na internet”, finalizou a delegada.
(colaboração: Caio Coutinho)