Codevasf divulga projeto para construção da nova orla de Santana
O projeto de reurbanização do setor comercial e portuário de Santana foi apresentado nesta terça-feira, 7, na Câmara de Vereadores do município. O recurso alocado pelo senador da República, Davi Alcolumbre, é de R$ 3 milhões, destinados à elaboração do plano arquitetônico das orlas de Macapá e Santana. Deste total, R$ 1,5 milhão será destinado ao planejamento da arquitetura da orla santanense. Estima-se que o projeto leve em torno de três meses para ser finalizado e aprovado. Em seguida, passará pelo período de licitação até chegar à ordem de serviço, que deve acontecer no final deste ano.
O projeto contratado visa reurbanizar cerca de 41.000 m2 do setor comercial e portuário do município, além de revitalizar 200 m da orla, entre o Terminal Pesqueiro e o Porto do Grego. A área que abrange o setor comercial e portuário, atualmente ocupado de forma desordenada, oferecerá um centro comercial e uma edificação para secos e molhados. Ambos os espaços serão designados aos comerciantes e prestadores de serviços da região, para aprimoramento e desenvolvimento de suas respectivas atividades.
“A reurbanização vai gerar oportunidades para a população, vai gerar um aumento do comércio daquela região e potencializar toda a mercadoria que transita pela orla do município”, destaca diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.
O novo espaço contará com bicicletários, academia pública, playground, espaço para carrinhos de transporte e um píer para atracamento de pequenas embarcações, substituindo o atual. Haverá também reformulação do sistema viário, que ofertará um ambiente com uma boa estrutura e novos trechos, além áreas para estacionamento.
(Assessora de Comunicação/PMS)