Vacinação contra a covid-19 é intensificada em áreas isoladas de Oiapoque
O Governo do Amapá enviou equipe de profissionais de saúde para intensificar a vacinação contra a covid-19 e busca ativa de casos da doença nas localidades de Vila Brasil e Ilha Bela, áreas isoladas no Alto Rio Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa. A ação aconteceu nos dias 11 e 12 de outubro.
A equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realizou 76 testes nos moradores das duas comunidades, sendo que 9 apresentaram resultados positivos – todos em Vila Brasil. Os profissionais também aplicaram 119 vacinas contra a covid na população de Vila Brasil e Ilha Bela, entre primeira dose, segunda dose e dose de reforço dos imunizantes Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac.
As comunidades são de difícil acesso. A equipe da SVS levou pelo menos seis horas de viagem em uma embarcação popularmente chamada de catraia para atravessar o rio e alcançar as vilas.
“A busca ativa de casos e o objetivo de vacinar toda população nos motiva a chegar em todas as localidades do estado”, afirmou a chefe da equipe clínica da SVS, Maylin Rodriguez
Estratégia em Oiapoque
A ação faz parte da estratégia montada pelo Governo do Amapá para intensificar o enfrentamento à covid-19 em Oiapoque desde 3 setembro, uma vez que a cidade, ao contrário dos demais municípios, apresenta aumento no número de casos da doença. Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde e Prefeitura de Oiapoque fazem parte da força-tarefa.
Dentre as estratégias, estão: montagem de barreiras sanitárias, busca ativa de casos, investigação epidemiológica, reforço da vacinação e ativação da Sala de Situação – onde as equipes elaboram todas essas ações.
Em Oiapoque, estão disponíveis 26 mil testes antígenos para a população nas Unidades Básicas de Saúde.
Texto e foto: Ascom/Gea