Macapá registra aumento de pacientes com doenças respiratórias no mês de maio
Reestruturada para receber pacientes com síndromes respiratórias adulto e infantil, a Unidade de Triagem e Acolhimento Santa Inês, localizada na orla de Macapá, registrou queda de contaminação pelo coronavírus e aumento significativo de pessoas acometidas por doenças respiratórias, favorecidas durante este período sazonal. Em quase um mês de funcionamento da unidade, foram atendidos 4.344 pessoas, sendo 3.025 adultos e 1.319 crianças. Desse total, apenas 16 casos eram de Covid-19, o que representa 0,003%.
Segundo a subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis, mesmo com alta de atendimentos, não houve superlotação do local durante o período. “O local é amplo e possui capacidade para comportar 500 pessoas por dia. Essa nova estrutura dispõe ainda de um ambiente climatizado, proporcionando qualidade para quem aguarda pela consulta. Essa unidade foi preparada justamente para acolher esse público”, comenta a subsecretária de Assistência à Saúde, Alessandra Reis.
A Unidade de Triagem e Acolhimento Santa Inês funciona de segunda à domingo, 24h por dia. A equipe técnica é formada por 71 profissionais, entre enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, biomédicos, técnicos em laboratório, auxiliar de farmácia, recepcionistas, repositor de oxigênio, auxiliar de serviços gerais e camareiras.
(Ascom/PMM)